Cirurgia íntima - Mitos e Verdades
- clinicadrpaulodavid
- 28 de jan.
- 2 min de leitura
A cirurgia íntima feminina é um procedimento cirúrgico realizado por questões estéticas ou de saúde na vulva ou na vagina.
Embora não exista um padrão de vulva, é comum o descontentamento quanto à aparência ou mesmo dores dependendo do formato da região.

É necessário ficar sem ter relações sexuais por um tempo?
Verdade! Não é recomendável que a mulher tenha relações sexuais de 30 a 45 dias após o procedimento, para permitir que os tecidos operados cicatrizem corretamente e impedir que os pontos se rompam.
Mulheres que não iniciaram a vida sexual podem realizar a Ninfoplastia?
Sim, é verdade. A cirurgia é um procedimento externo, ou seja, não interfere nas futuras relações sexuais da mulher.
É possível ver que houve um procedimento estético na região?
Mito! As cicatrizes são imperceptíveis, isso dificulta a percepção de que a região passou por uma cirurgia.
A cirurgia é um procedimento simples?
Mito! Nenhum procedimento cirúrgico pode ser considerado simples e sempre exige planejamento e muita cautela por parte do cirurgião. Apesar de complexa, a ninfoplastia é considerada uma cirurgia rápida que dura em torno de 45 minutos e que pode ser feita com anestesia local associada ou não a sedação. Muitas vezes a paciente pode ter alta no mesmo dia da cirurgia.
O pós-operatório é dolorido?
Mito! É comum que a paciente sinta desconforto nos pequenos lábios, mas geralmente não há dor ou apenas a presença de dores leves. Os sintomas costumam ser aliviados por meio de analgésicos e desaparecem depois dos primeiros dias após a cirurgia. Na maioria das vezes as pacientes apresentam apenas um pequeno inchaço na região operada. Outra questão favorável, é que os pontos são absorvíveis e por isso na maioria das vezes não é necessário retirá-los.
É possível perder a sensibilidade na região?
Mito! Toda região operada após qualquer cirurgia tem a sua sensibilidade alterada e isto é normal e esperado. Como as demais cirurgias, a sensibilidade da região pode ser afetada durante o pós-operatório, mas após a cicatrização a região volta à sensibilidade normal.
Entretanto, é importante esclarecer que na cirurgia íntima o clitóris, que é responsável pela maior parte da sensibilidade relacionada ao prazer sexual, é preservado e jamais deve ser amputado.
É preciso evitar sentar-se após a cirurgia?
Mito! Não há nenhuma contraindicação para sentar. A cirurgia é relativamente simples, o paciente normalmente pode voltar a trabalhar três dias após o procedimento, desde que não faça exercícios físicos que afetem a região operada.
Sim, alguns cuidados são necessários após a cirurgia íntima como por exemplo: não usar roupas justas e calças jeans apertadas por 1 mês; as relações sexuais estarão liberadas após 30 dias da cirurgia; as atividades físicas são permitidas depois de 15 dias; e mar e piscina devem ser evitados nos primeiros 15 a 20 dias.
Comments